As soluções financeiras controlam todas as áreas de contas a pagar e receber, comissões, fluxo de caixa, automação, conciliação e saldos bancários, incluindo aos títulos, as despesas, juros, descontos, acréscimos e custas, facilitando todas as operações da disponibilização de crédito e cobrança. Possui características para o varejo e operações de vendas da indústria, onde os limites de créditos com apoio na cobrança facilitam a gestão, reduzindo custos e riscos com inadimplentes.
Na expectativa de vendas e crescimento, muitas empresas rompem a barreira de riscos na tomada de créditos ou na disponibilidade destes. Controlar o caixa é uma das maiores façanhas dos empreendedores de sucesso da atualidade. Para gerir os dados financeiros, além do compartilhamento de experiências com os consultores da Senda. O ERP apresenta diversos relatórios e funcionalidades características para a tomada de decisão financeira. O caixa precisa de atenção especial.
Todo o controle de títulos e despesas a pagar, está integrado diretamente aos processos contábeis de contas, como também com a entrada de notas fiscais por compras de matéria prima ou serviços, assim como as despesas. Administrar taxas, pagar apenas aquilo que está no programado no fluxo ou que tenha as devidas alçadas de aprovação identificadas, representa um padrão de governança importante em todas as indústrias e varejos.
O controle de recebíveis atende as perspectivas de cobrança no que tange ao recálculo de boletos, débitos e créditos de juros, descontos e acréscimos de despesa e diversos relatórios administrativos, estando totalmente integrado ao restante da empresa via o ERP, transforma o setor financeiro no quartel das informações financeiras. As baixas de títulos e vencimentos demonstram acuracidade perante o fluxo de caixa e os demonstrativos de resultado.
Responsável pela comunicação dos arquivos bancários no padrão CNAB, atende aos formatos específicos de cada banco individualmente. Automatizar os lançamentos no ERP ou as remessas de pagamentos e cobranças reduz o trabalho manual, elimina falhas operacionais, antecipando a visão diária do caixa e preparando o setor para as necessidades financeiras de cada dia. Atender as constantes evoluções tecnológicas dos bancos faz parte do ERP SENDA.
Efetuar os fechamentos de todos os lançamentos diários de contas a pagar e a receber conciliados com as contas contábeis, mesmo com as diferenças de centavos existentes no mercado representa uma possibilidade ímpar para a redução de tempo nos fechamentos diários. Eliminar o risco de divergência e processar os lançamentos bancários no momento e valor exato é um dos diferenciais do ERP, pois atende também aos lançamentos diários das vendas com cartão ou cheques.
Projetar vendas ou produção, acompanhar os recebíveis, ter a visão das necessidades da cadeia de suprimentos e compras e, uma visão de longo prazo transforma o setor financeiro em uma área de lucro, pois proporciona a antecipação da situação do fluxo de caixa, garantindo o tempo necessário para a busca de menores custos e taxas. Aprimorar as informações financeiras, integrar todos os centros de custos e despesas com o uso do ERP e demonstrar ampla capacidade de gestão.
As informações de comissões do ERP SENDA eliminam divergências, reduzem passivos ocultos e deixam transparentes os nos pagamentos e créditos dos vendedores, representantes ou distribuidores, pois além de calcular as comissões pelos títulos, também efetua o controle de campanhas por produtos, vencimentos, pelo faturamento ou liquidações. Contendo o módulo de conta corrente, controla débitos ou antecipações financeiras sobre comissões.
A área de crédito e cobrança, mais utilizada no varejo, está disponível para a indústria também, pois o módulo teve sua construção para garantir a disponibilização de crédito e facilitar as cobranças dos inadimplentes. Atuando com cálculos de riscos e visão ampla sobre a tomada de crédito, produz uma visão ampla, facilitando o controle, administrando via parâmetros pré-definidos e mutáveis conforme as variações financeiras de mercado, regiões e comportamento do cliente.