A contabilidade é o processo final em todo ERP, é aqui que os resultados se comprovam que o “valuation” de cada empresa se concretiza. Ter confiança nos números é parte de um processo de governança corporativa que todas as empresas devem buscar, tomando ações para a efetiva concretização das garantias legais e fiscais, apresentando de forma transparente e segura, todos os números e resultados contábeis, perdas e lucros, passivos e ativos.
O ERP SENDA compreende nos módulos contábeis, o retrato dos lançamentos efetivados em todos os demais módulos e sistemas, pois está totalmente integrado. Reduzir o tempo de encerramento ou ter até o quinto dia útil à efetiva contabilização e encerramento da empresa é um desafio a ser superado por todos os administradores e contadores, sejam eles funcionários ou prestadores de serviços, que atuem na empresa ou sem seus escritórios. O ERP apresenta esta total flexibilidade.
Efetuar lançamentos diretamente na contabilidade não é o propósito do Senda, mas sim, disponibiliza de forma fácil e rápida, acessos ao controle de lotes, alterações, encerramentos, contrapartidas e lançamentos por holdings, contabilidade gerencial e fiscal, agrupamentos e razão analítico. A gestão dos dados é facilitada pelo controle de integração por origens, aonde cada lançamento tem identificada sua origem em cada módulo do ERP SENDA.
Passada a época que o controle patrimonial servia apenas para apresentar o local de “lotação” de máquinas e equipamentos, assim como a depreciação dos mesmos, vemos atualmente o módulo como um apoio na contabilização, na emissão de relatórios como razão auxiliar, no tocante das informações do bloco “G” e “F” do SPED-EFD, no processo de garantias legais e financeiras de ativos, nas transferências e devidamente integrado ao sistema de créditos fiscais
O plano orçamentário está ligado aos processos produtivos ou independentes, efetuando a comparação do projetado e realizado, como também nas revisões de saldos e empenho de valores. A apresentação da visão econômica da empresa, depende da gestão e como não poderia faltar, o ERP SENDA atua ativamente na implementação de customizações e melhorias contínuas para que tal módulo represente com fidelidade os investimentos e retornos ocasionados em cada plano.
O livro caixa atua como demonstrativo das operações financeiras que ocorrem em bancos, agentes arrecadadores, meios de pagamentos como cartão e administração de cheques. Os controles executados no módulo, apresentados em vários relatórios, integrados a conciliação bancária e de lançamentos contábeis, representam uma forma lógica de resultados e posição de caixa, possibilitando a visibilidade de seus resultados e projeções junto ao plano orçamentário da empresa.
Controlar os créditos fiscais sejam eles oriundos das compras de bens e serviços, do patrimonial e seus parcelamentos e dos pagamentos a serem projetados nas contrapartidas dos débitos, faz parte deste a gestão dos créditos presumidos, como também da apuração e encerramentos advindos do IPI, ICMS, COFINS, CSLL, PIS bem como das transferências de créditos, por importações ou exportações e das movimentações internas.